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quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O filme Encantada, da Disney, inovando, o conceito de príncipes e princesas
No mundo atual, não caberia mais o comportamento e atitudes dos monarcas de séculos atrás, e deixa claro que a linha entre real e imaginário é tênue e essa imperceptível linha, a meu ver, fica mais evidente em razão de ser um filme e não uma animação. O que é salutar, mas não é uma leitura aprofundada do filme.
Do ponto de vista de gênero e da recepção, como veremos abaixo, pode-se ver o quanto a assimetria de gênero é visível no filme em questão, o que coaduna com toda a tradição dos contos de fada reinscritos após a ascensão da burguesia. Acordei agora há pouco, são 06h da manhã, e me veio a ideia de que a mudança de ambiente sociocultural dos protagonistas – o príncipe e a princesa – não se deu de forma simétrica, já que ao chegar a Nova Iorque o comportamento da princesa torna-se um valor, apesar das pessoas estranharem. Em razão da sua ingenuidade, de sua extrema bondade, doação, o mundo ao seu redor muda: um homem se apaixona por ela, um divórcio prestes a se consumar é desfeito, o amor paira no ar só com a presença da princesa. No entanto, o príncipe, que também possui uma atitude altruísta, além de ser bondoso e ingênuo, fica completamente deslocado, a tal ponto de no final, ele ter que voltar para o mundo da fantasia, para o seu reino, mas sem "perder a viagem", isto é, com uma mulher que o acompanha para, então, se casarem.
Embora a personagem se sinta deslocada no novo ambiente, ela se adapta, já que é aceitável que a “ingenuidade de uma criança” parta das mulheres, mas não de um homem, por isso o príncipe perfeito não cabe no mundo real, como diz Farinha, ele só existe no mundo da fantasia.
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